“Ou você morre herói ou vive o suficiente para se ver tornando-se um vilão” 

Harvey Dent / Duas Caras

 Filme: Batman – Dark Knight(2008) 

A identidade verdadeira de Duas-Caras é Harvey Dent, promotor público de Gotham City e aliado próximo de Batman. Na história mostrada no filme “O Cavaleiro das Trevas”, Harvey é vítima de uma emboscada arquitetada pelo Coringa, que resulta em ter seu rosto queimado, já que estava coberto por gasolina. Após o acidente, Harvey Dent torna-se o psicopata das famosas Comic Cons. 

Uma curiosidade sobre o Duas-Caras é que antes de se tornar o vilão, fazia sua própria sorte com uma moeda de lados iguais; porém, durante o acidente, um lado da moeda se queima. Fazendo assim com que o próprio decidisse a vida dos seus reféns puramente pela sorte.


Você pode ter seu personagem Duas-Caras favorito: um que em nome do povo e benefícios distribuídos saqueava as estatais, outro que enquanto saudava a mandioca, fechava acordo com construtoras por trás dos panos, ou um novo favorito, que ao se tornar um herói para o povo, colocando todos os mandachuvas da corrupção encarcerados, abandona o barco ansiando pelo seu próprio protagonismo ou um conjunto que toma decisões executivas mesmo atuando em funções judiciárias. 

Diante deste cenário Brasileiro repleto de personagens Duas-Caras, nós, como bons investidores, sabemos que não existe possibilidade de ganhos em um mercado sem oscilação.

E quanto a oscilação, sabemos que o Brasil está sempre em crise: Econômica, moral, política, sanitária e recentemente, judiciária. 

O mês de maio foi marcado pela reabertura das economias no hemisfério norte. A curva de contaminação na Europa seguiu o mesmo ritmo da Ásia, mantendo o controle sobre a propagação do vírus. 

Nos EUA apesar de ter havido novos casos, a tendência de queda é visível. 

Os dados econômicos como PMI (Índice de Gerente de Compras) vieram positivos tanto nos EUA como na China, e embora deve haver uma forte e profunda recessão no ano vigente, ela será curta. 

Algumas ações, índices e fundos já se apresentam em zona positiva em 2020, mesmo com o que enfrentamos neste primeiro semestre. 

O Ibovespa segue o eco formado pelas boas notícias vindas do exterior em relação a nova fase de vacinas e tratamentos que tem se mostrado eficazes nos primeiros testes em primatas. 

Geralmente, maio é um mês em que os investidores saem de ativos de risco, porém, como este ano tem sido extremamente atípico, a busca por estes ativos permanece alta. Não iremos nos empolgar quanto a estas subidas e nem nos desesperar quanto a queda; como sempre atuamos dentro dos limites de risco e perfil dos clientes, nossa maior preocupação é ter bons ativos na carteira para enfrentarmos qualquer turbulência. 

Vamos seguir buscando boas oportunidades de investimentos, independente das crises, heróis ou vilões que possam surgir no caminho

Por Ricardo Veles, CIO

A Portogallo Investimentos, uma gestora de recursos independente idealizada pelos principais sócios da MP Advisors, devidamente credenciada pela CVM a exercer as suas funções e aderente aos códigos aplicáveis da ANBIMA e agora a serviço dos nossos clientes.

One thought on “Cara ou Coroa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.