Quando falamos em navegar, a mente automaticamente se conecta ao domínio do deus dos mares.

Poseidon é o deus grego do mar, dos terremotos, das tempestades e dos cavalos.

Dono de um temperamento instável e violento, foi considerado um deus vingativo, de comportamento explosivo e humor difícil. São muitos os eventos que apontam sua raiva e, em um deles, arrancou o olho do pai de um adversário.

Ele vivia nas profundezas do oceano e as tempestades, tormentas e maremotos que ocorriam no mar eram provocadas por ele.

Na mitologia romana, ele é chamado de Netuno.

Geralmente Poseidon é representado como um homem forte, com barba e segurando um tridente, que lhe concede poderes e é considerado seu símbolo.

O atual ambiente econômico e de investimentos continua sendo um dos mais desafiadores e difíceis de navegar nos últimos tempos. Uma inflação teimosa, tensões geopolíticas, mercados de trabalho apertados, taxas de juros crescentes, política monetária mais restritiva, o banco central norteamericano, FED, comprando títulos e enxugando a liquidez, falências bancárias. Os reguladores dos EUA estão se preparando para forçar os grandes bancos a fortalecer sua base financeira, o que pode restringir ainda mais o crédito. As questões em torno do teto da dívida, o euro caiu para seu menor nível em dois meses em relação ao dólar, atividade na China abaixo das expectativas depois da reabertura: todos esses fatores não contribuíram para que o mês tivesse sido brilhante para os mercados. Exceção feita para o Nasdaq que é um índice “carregado” pelas 7 gigantes de tecnologia.

Aqui no Brasil, a aprovação do arcabouço fiscal, pressão inflacionária menor, taxa de desemprego baixa, a atividade mais forte, deram um tom positivo para os ativos. As preocupações continuam na parte política, já que o governo não tem uma base de apoio consistente.

Todos esses eventos trazem um cenário incerto e volátil. Difícil prever o que pode acontecer.

Pode ser que a intensidade da tempestade aumente, ou que Poseidon suavize sua ira. Por isso, a Portogallo Family Office continua recomendando prudência nos investimentos, com uma preferência pela renda fixa, uma vez que os juros oferecem prêmios atrativos em um horizonte de médio a longo prazo.

Navegar pelos mares turbulentos dos mercados requer sabedoria e cautela, assim como a capacidade de se adaptar às mudanças repentinas. Portanto, é essencial estar atento aos acontecimentos e tomar decisões controladas com base na análise dos riscos e oportunidades disponíveis.

A Portogallo Family Office, uma gestora de recursos independente idealizada pelos principais sócios da MP Advisors, devidamente credenciada pela CVM a exercer as suas funções e aderente aos códigos aplicáveis da ANBIMA e agora a serviço dos nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.