pontos importantes
Principais vantagens
Gestor profissional: equipe altamente especializada para indicar a melhor estratégia para seu perfil investidor.
- Diversificação: carteira pode ser divididas em vários ativos.
- Maior potencial de retorno quando comparado a outros investimentos, principalmente sobre os ativos de renda fixa.
- Facilidade de compra e venda.
Tipos de fundos
- Value Investing: “investimento em valor”. É uma estratégia de investimento em que as ações que são selecionadas para compra pelo investidor.
- Growth Investing: (Investimento em Crescimento) tem como finalidade, buscar empresas com potencial de crescimento ultrapassado. Ou seja, ativos de empresas menores, mas com valorização acima dos índices de mercado. Portanto, nesse tipo de investimento, as empresas geralmente não são as melhores pagadoras de dividendos. Pois o intuito delas é justamente o reinvestimento dos lucros em seu próprio negócio.
- Dividendos: Fundos de dividendos são focados em geração de renda. Nesse caso, o gestor vai procurar por investir em ações de empresas com um elevado dividend yield ou que possuem históricos de pagamento de proventos atrativo.
Small Caps: A carteira deve possuir, no mínimo 85% do patrimônio em ativos emitidos por empresas que não estão dentro do índice IBrX (Índice Brasil). Os outros 15% podem ser alocados em ações de companhias de maior capitalização.
- Sustentabilidade/Governança: São concentrados em ativos de empresas que focam suas estratégias em responsabilidade social.
- Setoriais: São fundos de ações de empresas com a mesma estratégia setorial ou do mesmo segmento.
- Investimento no exterior: Exige que 40% do seu patrimônio seja investido em ativos de capital estrangeiro.
- Específicos: Fundos que possuem alguma estratégia de investimento específica. Por exemplo, ações de uma só empresa, em fundo que permitem entrada somente em períodos específicos, etc.
- Livres: Não possuem nenhuma estratégia específica de investimento.